Baixar Livro PHP - Programando com orientação a objectos em PDF

Baixar Livro PHP - Programando com orientação a objectos em PDF

 



Autor do Livro
Pablo Dall'Oglio

Tamanho do Livro : 33MB

Número de Páginas: 538.

Leia até ao fim para Baixar

O que é o PHP? A linguagem de programação PHP, cujo logotipo vemos na Figura 1.1, foi criada no outono de 1994 por Rasmus Lerdorf. No início era formada por um conjunto de scripts voltados à criação de páginas dinâmicas que Rasmus utilizava para monitorar o acesso ao seu currículo na internet.
À medida que essa ferramenta foi crescendo em funcionalidades, Rasmus teve de escrever uma implementação em C, a qual permitia às pessoas desenvolverem de forma muito simples suas aplicações para web.


 Rasmus nomeou essa versão de PHP/FI (Personal Home Pages/Forms Interpreter) e decidiu disponibilizar seu código na web, em 1995, para compartilhar com outras pessoas, bem como receber ajuda correção de bugs. Em novembro de 1997 foi lançada a segunda versão do PHP. Naquele momento, aproximadamente 50 mil domínios ou 1% da internet já utilizava PHP.

Conteúdos do Livro 

O Capítulo 1 consiste de uma introdução à linguagem PHP. Nele veremos os tipos de dados suportados, operadores lógicos e aritméticos, estruturas de controle, manipulação de funções, manipulação de arquivos, de strings e de arrays.


 O Capítulo 2 aborda exclusivamente os princípios básicos da orientação a objetos por meio de vários exemplos práticos. Nele abordamos os mais diversos aspectos da orientação a objetos, como abstração, herança, polimorfismo, encapsulamento, agregação, composição, interfaces, métodos construtores, dentre outros. Ademais, abor- daremos assuntos como tratamento de exceções e manipulação de arquivos XML. 

O Capítulo 3 começa a abordar o acesso a bases de dados. Vemos primeiramente como se dá o acesso da forma tradicional, para então estudarmos a biblioteca PDO e propormos um conjunto de classes que possibilite manipular instruções SQL de forma orientada a objetos. Também criamos objetos para automatizar conexões, transações e registros de log.


O Capítulo 4 aborda a persistência de objetos em bases de dados, ou seja, o mapeamento objeto-relacional. Neste capítulo, estudamos padrões (design patterns) utilizados para converter o modelo de negócios de uma aplicação, representado por objetos associados em memória por meio de relações como heranças, agregações e composições para registros de uma base de dados relacional. Ao final, escolhemos um padrão para ser utilizado ao longo do livro. 

O Capítulo 5 consiste da construção de uma série de classes que visam automa- tizar tarefas de visualização e controle. Nesse sentido, criaremos componentes para exibição de tabelas, janelas, painéis e também de diálogos de mensagem, além de abordarmos técnicas para o controle do fluxo de execução de uma aplicação. 


O Capítulo 6 é voltado para a construção de formulários e listagens. Nele, par- tiremos para o desenvolvimento de um conjunto de classes para a construção de formulários e listagens por meio de diversos objetos que representam cada um dos elementos que os integram, como colunas, ações, combo-boxes, caixas de digitação e 18 Organização do livro 19 radio buttons. Dessa forma, poderemos trabalhar com entrada, visualização, edição e exclusão de registros de forma orientada a objetos. 


O Capítulo 7 apresenta o desenvolvimento de uma aplicação de negócios voltada à área de comércio. Esta aplicação será desenvolvida inteiramente por meio das classes criadas ao longo do livro, utilizando todos os conceitos vistos ao longo dos capítulos para solucionar problemas reais presentes no dia-a-dia do desenvolvimento de uma aplicação de negócios. Também iremos estudar soluções práticas voltadas a proble- mas pontuais como a distribuição da aplicação, internacionalização, manipulação de seções e web services.



Post a Comment