Autor do Livro
Pablo Dall'Oglio
Tamanho do Livro : 33MB
Número de Páginas: 538.
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O que é o PHP? A linguagem de programação PHP, cujo logotipo vemos na Figura
1.1, foi criada no outono de 1994 por Rasmus Lerdorf. No início era formada
por um conjunto de scripts voltados à criação de páginas dinâmicas que Rasmus
utilizava para monitorar o acesso ao seu currículo na internet.
À medida que essa ferramenta foi crescendo em funcionalidades, Rasmus teve de
escrever uma implementação em C, a qual permitia às pessoas desenvolverem de
forma muito simples suas aplicações para web.
Rasmus nomeou essa versão de PHP/FI (Personal Home Pages/Forms
Interpreter) e decidiu disponibilizar seu código na web, em 1995, para
compartilhar com outras pessoas, bem como receber ajuda correção de bugs. Em
novembro de 1997 foi lançada a segunda versão do PHP. Naquele momento,
aproximadamente 50 mil domínios ou 1% da internet já utilizava PHP.
Conteúdos do Livro
O Capítulo 1 consiste de uma introdução à linguagem PHP. Nele veremos os tipos
de dados suportados, operadores lógicos e aritméticos, estruturas de controle,
manipulação de funções, manipulação de arquivos, de strings e de arrays.
O Capítulo 2 aborda exclusivamente os princípios básicos da orientação a
objetos por meio de vários exemplos práticos. Nele abordamos os mais diversos
aspectos da orientação a objetos, como abstração, herança, polimorfismo,
encapsulamento, agregação, composição, interfaces, métodos construtores,
dentre outros. Ademais, abor- daremos assuntos como tratamento de exceções e
manipulação de arquivos XML.
O Capítulo 3 começa a abordar o acesso a bases de dados. Vemos primeiramente
como se dá o acesso da forma tradicional, para então estudarmos a biblioteca
PDO e propormos um conjunto de classes que possibilite manipular instruções
SQL de forma orientada a objetos. Também criamos objetos para automatizar
conexões, transações e registros de log.
O Capítulo 4 aborda a persistência de objetos em bases de dados, ou seja, o
mapeamento objeto-relacional. Neste capítulo, estudamos padrões (design
patterns) utilizados para converter o modelo de negócios de uma aplicação,
representado por objetos associados em memória por meio de relações como
heranças, agregações e composições para registros de uma base de dados
relacional. Ao final, escolhemos um padrão para ser utilizado ao longo do
livro.
O Capítulo 5 consiste da construção de uma série de classes que visam automa-
tizar tarefas de visualização e controle. Nesse sentido, criaremos componentes
para exibição de tabelas, janelas, painéis e também de diálogos de mensagem,
além de abordarmos técnicas para o controle do fluxo de execução de uma
aplicação.
O Capítulo 6 é voltado para a construção de formulários e listagens. Nele,
par- tiremos para o desenvolvimento de um conjunto de classes para a
construção de formulários e listagens por meio de diversos objetos que
representam cada um dos elementos que os integram, como colunas, ações,
combo-boxes, caixas de digitação e 18 Organização do livro 19 radio buttons.
Dessa forma, poderemos trabalhar com entrada, visualização, edição e exclusão
de registros de forma orientada a objetos.
O Capítulo 7 apresenta o desenvolvimento de uma aplicação de negócios voltada
à área de comércio. Esta aplicação será desenvolvida inteiramente por meio das
classes criadas ao longo do livro, utilizando todos os conceitos vistos ao
longo dos capítulos para solucionar problemas reais presentes no dia-a-dia do
desenvolvimento de uma aplicação de negócios. Também iremos estudar soluções
práticas voltadas a proble- mas pontuais como a distribuição da aplicação,
internacionalização, manipulação de seções e web services.
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