CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O LIVRO
O presente material foi elaborado com o objetivo de facilitar as atividades em sala de aula, seguindo a bibliografia apresentada no final do texto. Esclarece-se que o material, não substitui a bibliografia apresentada, portanto, é necessário consultar os livros recomendados.
Estatística é a ciência que trata da coleta, organização, descrição, análise e interpretação dos dados experimentais.
A Estatística Descritiva é a parte que trata da organização e descrição de dados, através dos cálculos de médias, variâncias, estudo de gráficos, tabelas etc.
A Teoria das Probabilidades permite-nos modelar os fenômenos aleatórios, ou seja, aqueles em que está presente a incerteza. É uma ferramenta fundamental para a inferência estatística.
A Estatística Indutiva compreende um conjunto de técnicas baseadas em probabilidades, que a partir de dados amostrais, permite-nos tirar conclusões sobre a população de interesse.
A Amostragem é o ponto de partida para um estudo estatístico. O estudo de qualquer fenômeno, seja ele natural, social, econômico ou biológico, exige a coleta e a análise de dados estatísticos. A coleta de dados é, pois, a fase inicial de qualquer pesquisa.
A População é o conjunto de todas as observações potenciais sobre determinado fenômeno. O conjunto de dados efetivamente observados, ou extraídos, constitui uma amostra da população.
É a partir do dado amostral, que se desenvolvem os estudos, com o objetivo de se fazer inferências sobre a população.


Postar um comentário