O primeiro contato com o novo pode causar muito nervosismo no primeiro dia de aula, principalmente para quem possui um perfil mais introvertido. A faculdade é o local ideal para sair da zona de conforto e para fazer novas amizades. E a sua primeira vez no campus universitário é o momento certo para isso.
Fazer amizades também é uma oportunidade de lidar com realidades diferentes e expandir a sua própria mente, já que universitários costumam vir de cidades diferentes, ter condições sociais distintas e expectativas que podem não ser iguais às suas. Por isso, esqueça a vergonha, deixe os preconceitos de lado e siga as nossas dicas para interagir com novas pessoas!
Utilize a sua condição de calouro para pedir ajuda aos colegas de turma ou aos 'mazas' sobre como chegar a determinados locais no campus universitário, sobre as suas aulas na faculdade, sobre o comportamento de professores ou sobre as melhores disciplinas obrigatórias e optativas.
Outra excelente forma de se enturmar é recorrer a monitorias e grupos de estudo. Mazas, mestrandos e calouros costumam marcar encontros para debater conteúdos e realizar atividades, o que ajuda a estreitar relações de amizade que podem se estender por toda a graduação, além de melhorar o desempenho acadêmico.
Um simples “oi” ou “bom dia” é capaz de iniciar uma conversa com pessoas que estão abertas a fazer amizades. E isso é muito comum no início das aulas nas universidades.
Comece de forma simples, pedindo um material emprestado, perguntando as horas ao colega sentado ao seu lado ou uma simples informação sobre o que foi dito pelo professor. Essas pequenas atitudes demonstram que você está aberto a fazer amigos.
O Facebook, o Instagram e o Twitter são as formas mais comuns de comunicação e também excelentes ferramentas para fazer amigos. Adicione pessoas da sua turma e aproveite para pedir informações sobre as aulas, marcar saídas ou encontros para estudar.
Esse é o passo essencial para fazer amizades. A universidade é o local em que você pode se reinventar e deixar antigos hábitos de lado. É bem provável que ninguém tenha te conhecido no ensino médio, por isso, não há motivos para se envergonhar.
Comece usando as dicas anteriores, mas esteja aberto para as que as pessoas se aproximem. Sorria, olhe as pessoas nos olhos e procure iniciar uma conversa. Pessoas que sorriem costumam atrair mais as outras
Postar um comentário