A Fisioterapia é uma profissão regulamentada, com título profissional e campo de actividade específicos, segundo os quais o Fisioterapeuta assume uma responsabilidade profissional e exerce serviços qualificados de saúde.
Saídas profissionais
Os profissionais formados nesta área poderão exercer as suas actividades nas seguintes instituições:
Hospitais Centrais e especializados
Hospitais Provinciais
Hospitais Gerais e Rurais
Centros de Saúde
Clínicas Privadas
Centros de Reabilitação especializados
Centros de Acolhimento de pessoas portadoras de deficiência
Escolas de educação especial
Lares de terceira idade
Orfanatos
Creches ou Infantários
Ensino e investigação em instituições do ensino médio e superior
Instituições particulares de solidariedade social
Hospitais Militares
Centros de Medicina Desportiva
Clubes Desportivos , Podem também exercer actividade privada prestando assistência no domicílio aos pacientes que assim o desejarem.
Ocupação
Avaliar, diagnosticar, elaborar programas de Fisioterapia com uma conduta ética própria da profissão da saúde, desenvolvendo habilidades básicas de investigação e gestão que lhe permitam elevar o seu desempenho profissional.
Desenvolver acções de promoção e melhoria da qualidade de vida, procurando reintegrar as pessoas com deficiência no seio das suas famílias e das comunidades de origem.
Promover acções de prevenção e execução de terapia física, aplicando os conhecimentos e habilidades para melhorar as incapacidades físicas e motoras com base em evidências científicas numa equipa multidisciplinar se necessário.
Avaliar as necessidades de equipamentos e ajudas técnicas e selecionar o mais adequado às necessidades individuais do utente (próteses, ortóteses, ajudas técnicas que permitam potenciar a autonomia das pessoas, de modo a promover uma melhor qualidade de vida aos utentes.
.
Melhores escolas para estudar fisioterapia:
- Instituto superior de ciências de saúde (ISCISA)
Postar um comentário