O Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique (ISCIM) é uma instituição privada de ensino superior, propriedade da SEI – Sociedade de Ensino e Investigação, S.A.R.L.
A aposta na área de educação começa a funcionar com a abertura do instituto de ensino médio IPCI (Instituto Profissional de Comunicação e Imagem) em 2003, com os cursos de Marketing e Comunicação em Multimédia. A iniciativa que origina o ISCIM, responde a uma necessidade nacional de demanda deste tipo de cursos, a nível de licenciatura, e proporciona aos alunos do IPCI, o prosseguimento dos seus estudos. Assim, a 16 de Dezembro de 2008 é aprovado o Decreto n°60/2008 pelo Conselho de Ministros, marcando oficialmente o nascimento do ISCIM.
O ISCIM, tem diante de si, para além de um cenário de oportunidades e desafios, um grande potencial para alargar as iniciativas em planeamento e investimento, na área da educação. O Plano Estratégico para 2010/2015 reflecte esses desafios e inspira-se no processo de criação e funcionamento do ISCIM, como instituição de ensino superior. Concebido e planeado em 2006, o ISCIM só viria a entrar em funcionamento em Fevereiro de 2010. Assim, o actual plano estratégico tem como base o documento “Projecto de Criação e Funcionamento” de 2006, actualizado e adaptado ao contexto presente.
Cursos do ISCIM
PRINCÍPIOS E VALORES
O ISCIM rege-se pelos princípios de democraticidade e respeito pelos direitos humanos, cabendo-lhe:
- promover a igualdade e a valorização dos ideais da pátria;
- Favorecer a pluralidade de ideias e a livre expressão de pensamento;
- Garantir a liberdade de criação cultural, científica e tecnológica;
MISSÃO E VISÃO
O ISCIM tem por missão responder às necessidades sociais de uma educação de qualidade e assim poder intervir activamente no combate à pobreza, criando oportunidades para as novas gerações, nas áreas da comunicação, multimédia, marketing, gestão e direito.
O ISCIM, observando as exigências de qualidade aplicáveis às universidades, visa:
- Formar discentes a nível pessoal, humanístico e técnico na área da Ciência da Comunicação, com os cursos de Marketing e Multimédia, Turismo e outras áreas afins;
- Fomentar a pesquisa em áreas estratégicas, de modo a produzir capital humano, capaz de actuar em ambientes nos quais a produção audio-visual possa ser desenvolvida de acordo com os parâmetros do desenvolvimento sustentável;
- Contribuir para o reforço da cidadania, através da difusão de valores éticos e princípios deontológicos;
- Fomentar a cooperação e o diálogo com outras instituições de ensino públicas e privadas, com orgãos governamentais, nacionais e estrangeiros, de modo a criar parcerias institucionais que ampliem o potencial de resolução de desafios à escala local e global.
ACORDOS E COOPERAÇÃO
- ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (Portugal)
- Willow International School (Turquia)
- Fatih University (Turquia)
- Escola de Artes Visuais (Moçambique)
- TBS – Times Business School (Índia)
- MCel (Moçambique)
- TVM (Moçambique)
- Grupo Soico (Moçambique)
- Miramar (Moçambique)
- Tribunal Administractivo (Moçambique)
- G4S (Moçambique)
- Triana (Moçambique)
- IQRA TV (Moçambique)
- Profilmes (Moçambique)
- Lusomundo (Portugal)
- Banco BCI (Moçambique)
- Imágica (Moçambique)
- TIM (Moçambique)
- Extra Publicidade (Moçambique)
- Gringo (Moçambique)
- Aeroportos de Moçambique (Moçambique)
- Parmalat (Moçambique)
- Si-Soft (Moçambique)
- Ricotécnica (Moçambique)
- Rádio Transmundial (Moçambique)
- Rádio Moçambique (Moçambique)
Postar um comentário