Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique (ISCIM)

Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique (ISCIM)


O Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique (ISCIM) é uma instituição privada de ensino superior, propriedade da SEI – Sociedade de Ensino e Investigação, S.A.R.L.

A aposta na área de educação começa a funcionar com a abertura do instituto de ensino médio IPCI (Instituto Profissional de Comunicação e Imagem) em 2003, com os cursos de Marketing e Comunicação em Multimédia. A iniciativa que origina o ISCIM, responde a uma necessidade nacional de demanda deste tipo de cursos, a nível de licenciatura, e proporciona aos alunos do IPCI, o prosseguimento dos seus estudos. Assim, a 16 de Dezembro de 2008 é aprovado o Decreto n°60/2008 pelo Conselho de Ministros, marcando oficialmente o nascimento do ISCIM.

O ISCIM, tem diante de si, para além de um cenário de oportunidades e desafios, um grande potencial para alargar as iniciativas em planeamento e investimento, na área da educação. O Plano Estratégico para 2010/2015 reflecte esses desafios e inspira-se no processo de criação e funcionamento do ISCIM, como instituição de ensino superior. Concebido e planeado em 2006, o ISCIM só viria a entrar em funcionamento em Fevereiro de 2010. Assim, o actual plano estratégico tem como base o documento “Projecto de Criação e Funcionamento” de 2006, actualizado e adaptado ao contexto presente.

Cursos do ISCIM

COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES EMPRESARIAIS

CONTABILIDADE E AUDITORIA

DIREITO

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO EMPRESARIAL

INFORMÁTICA DE GESTÃO

INFORMÁTICA DE SISTEMA

MARKETING

MULTIMÉDIA


PRINCÍPIOS E VALORES

O ISCIM rege-se pelos princípios de democraticidade e respeito pelos direitos humanos, cabendo-lhe:

  1. promover a igualdade e a valorização dos ideais da pátria;
  2. Favorecer a pluralidade de ideias e a livre expressão de pensamento;
  3. Garantir a liberdade de criação cultural, científica e tecnológica;

MISSÃO E VISÃO

O ISCIM tem por missão responder às necessidades sociais de uma educação de qualidade e assim poder intervir activamente no combate à pobreza, criando oportunidades para as novas gerações, nas áreas da comunicação, multimédia, marketing, gestão e direito.

O ISCIM, observando as exigências de qualidade aplicáveis às universidades, visa:

  1. Formar discentes a nível pessoal, humanístico e técnico na área da Ciência da Comunicação, com os cursos de Marketing e Multimédia, Turismo e outras áreas afins;
  2. Fomentar a pesquisa em áreas estratégicas, de modo a produzir capital humano, capaz de actuar em ambientes nos quais a produção audio-visual possa ser desenvolvida de acordo com os parâmetros do desenvolvimento sustentável;
  3. Contribuir para o reforço da cidadania, através da difusão de valores éticos e princípios deontológicos;
  4. Fomentar a cooperação e o diálogo com outras instituições de ensino públicas e privadas, com orgãos governamentais, nacionais e estrangeiros, de modo a criar parcerias institucionais que ampliem o potencial de resolução de desafios à escala local e global. 

ACORDOS E COOPERAÇÃO

  1. ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (Portugal)
  2. Willow International School (Turquia)
  3. Fatih University (Turquia)
  4. Escola de Artes Visuais (Moçambique)
  5. TBS – Times Business School (Índia)
  6. MCel (Moçambique)
  7. TVM (Moçambique)
  8. Grupo Soico (Moçambique)
  9. Miramar (Moçambique)
  10. Tribunal Administractivo (Moçambique)
  11. G4S (Moçambique)
  12. Triana (Moçambique)
  13. IQRA TV (Moçambique)
  14. Profilmes (Moçambique)
  15. Lusomundo (Portugal)
  16. Banco BCI (Moçambique)
  17. Imágica (Moçambique)
  18. TIM (Moçambique)
  19. Extra Publicidade (Moçambique)
  20. Gringo (Moçambique)
  21. Aeroportos de Moçambique (Moçambique)
  22. Parmalat (Moçambique)
  23. Si-Soft (Moçambique)
  24. Ricotécnica (Moçambique)
  25. Rádio Transmundial (Moçambique)
  26. Rádio Moçambique (Moçambique)

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