Curso de Marketing e Relações Públicas

Curso de Marketing e Relações Públicas


 

Apresentação do curso

O profissional de Marketing deve ter a capacidade de liderar, antever e procurar resolver problemas e encontrar soluções criativas e eficazes. Ele deve acompanhar o processo mercadológico no que concerne à pesquisa e ao desenvolvimento do produto, além de acompanhar a promoção, divulgação e distribuição dos produtos. Deve desenvolver uma visão crítica, investigar e entender as necessidades e desejos dos consumidores, de forma a compreender e agir de forma eficaz, no contexto em que as organizações e as pessoas se inserem. Finalmente, ele deve criar um departamento de Relações Públicas dentro da organização, que permita manter laços internos e externos através de fluxo de informações eficientes no seu meio ambiente.

--/wp:paragraph-->

O licenciado em Gestão de Marketing tem um leque amplo de mercado de trabalho. Pode trabalhar em Organizações públicas ou privadas de qualquer natureza (indústrias, franquias, financeiras, bolsa de valores e bancos), em escolas técnicas e universidades, na docência ou pesquisa académica, ou seja, em qualquer e toda organização com e sem fins lucrativos.

A abertura de consultorias é o caminho natural para a iniciativa empreendedora. Pode exercer a função de analista de mercado, fornecendo aos executivos dados importantes para ajudar a empresa a conquistar cada mais espaço no mercado e ser visível.

O profissional neste curso deve ter, uma formação estruturada e sólida, dentro do seu trabalho, nos processos decisórios das organizações e está preparado para assumir os diversos níveis de responsabilidade directiva e de empreendedorismo, demonstrando a sua aptidão primordial que é entender e aplicar os fundamentos da ciência e arte mercadológica. O curso tem por objectivo conjugar a formação teórica e prática do Marketing e Relações Públicas e preparar profissionais com discernimento e as competências necessárias para:

Estabelecer a conexão recíproca entre mercado, sociedade e organizações ou instituições, sendo capazes de atender tanto às da sociedade, como compreender o seu papel no desenvolvimento da nação.
Tratar das acções de marketing e da integração de esforços mercadológicos, em busca da satisfação dos clientes e do aprimoramento do relacionamento com os mesmos.
Realizar pesquisas e análises de mercado.
Desenvolver habilidades e competências na área de Marketing Estratégico.
Gerir e planear as actividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar novas oportunidades na venda a retalho.
Implementar programas destinados à criação e monitoria de novos produtos.
Manter trocas com os mercados alvo.
Promover a satisfação e fidelização dos clientes, contribuindo para a formação e o crescimento de empresas competitivas a curto, médio e longo prazo.

O gestor de marketing, além dos valores e habilidades gerais inerentes ao perfil do profissional desta área, está apto, especificamente, a:

Analisar os dados estatísticos; entender o funcionamento dos processos de desenvolvimento de produtos e de produção; negociar com os mais variados públicos; conhecer as técnicas de vendas e de comunicação mercadológica;
Articular a liderança de equipas multidisciplinares para a colecta e preparação de dados mercadológicos;
Criar acções de cidadania e públicas para as regulação e ética do Marketing e responsabilidade social;
Desenvolver, implantar e analisar pesquisas mercadológicas;
Empreender novos negócios e formular planos de vendas;
Gerar as informações necessárias ao desenvolvimento dos processos de Marketing;
Implementar programas destinados à criação e acompanhamento de novos produtos, bem como liderar a equipa de vendas;
No campo de actuação, o profissional de marketing e vendas estará apto a gerir actividades inerentes aos departamentos de marketing e/ou vendas de organizações dos mais variados portes nos mais variados sectores produtivos e de prestação de serviços;
Planear e implementar planos estratégicos de marketing e promover a satisfação dos clientes;
Gerir e organizar o seu tempo, as suas actividades e informações; conhecer as considerações e habilidades no desenvolvimento e aplicação de planos de marketing;
Colectar, armazenar, recuperar e utilizar informações por meios electrónicos.
Analisar o mercado e a concorrência, elaborar projectos de Marketing, incluindo análise financeira e orçamentária, criar e lançar de novos produtos, orientar, direccionar e dar suporte à área comercial, entre outros.

O Curso de Licenciatura em Marketing e Relações Públicas tem como objectivo formar técnicos superiores com bases sólidas de conhecimentos científicos amplos na área de Marketing e Relações Públicas, que primam pelo culto do profissionalismo e da ética empresarial, aptos a comunicar correctamente com os diversos públicos das empresas e organizações.
O graduado em Marketing e Relações Públicas poderá exercer as suas actividades em:
Instituições públicas e privadas, estejam elas ligadas a área de comunicação e marketing ou não;
Institutos de pesquisas;
Pequenos e Médios Negócios, prestando assessoria com a principal função de promover a imagem, marca e o lançamento de produtos das empresas, definindo as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido

Disciplinas do Curso de Marketing e Relações Públicas

As disciplinas podem variar de acordo com cada instituição, apenas apresentamos as disciplinas gerais.

Primeiro ano

História e Teoria da Comunicação
Introdução ao Marketing
Métodos de Estudo
Informática
Português I
Inglês I
Filosofia da Comunicação
Fundamentos das Relações Públicas
Comunicação Organizacional
Fundamentos de Economia
Português II
Inglês II

Segundo ano

 Psicologia Social e da Comunicação
Metodologia de Investigação Científica I
Semiótica
Estatística Geral
Português III
Inglês III
Pesquisa de Mercado
Marketing de Relacionamento
Metodologia de Investigação Científica II
Marketing Público e Social
Etiqueta e Protocolo
Ética e Deontologia Profissional


Psicologia Social e da Comunicação
Metodologia de Investigação Científica I
Semiótica
Estatística Geral
Português III
Inglês III
Pesquisa de Mercado
Marketing de Relacionamento
Metodologia de Investigação Científica II
Marketing Público e Social
Etiqueta e Protocolo
Ética e Deontologia Profissional

Terceiro ano

Seminário de Pesquisa
Direito Comercial
Merchandising
Gestão de Produtos e Branding
Assessoria de Imprensa
Sustentabilidade Ambiental e Social
Empreendedorismo
Teoria da Opnião Pública
Relações Públicas Governamentais e Internacionais
Gestão da Informação para a Comunicação
Marketing Estrangeiro

Quarto ano

Técnicas de Negociação
Planeamento de Relações Públicas
Marketing do Turismo
Promoção de Vendas e Publicidade
Gestão de Projectos

Melhores Escolas para Estudar o Curso de Marketing e Relações Públicas

Públicas

Faculdade de Comunicação e Artes UEM

Universidade Pedagógica

Privadas

Universidade Católica de Moçambique

Requisitos para estudar do Curso de Relações Públicas e Marketing

Certificado 12ª Classe ou equivalente

Aprovação nos Exames de Admissão de Matemática &Português ,

Post a Comment