O curso de Engenharia de Processos ou Engenharia industrial tem como missão formar engenheiros que sejam capazes de preservar, transformar, gerar, difundir e aplicar o conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como factores de crescimento, desenvolvimento sustentável e bem-estar.
A Engenharia de Processos é o ramo da engenharia ligado aos processos industriais e de serviço, em que diferentes matérias-primas são transformadas em produtos intermediários e finais. Compete à Engenharia de Processos o desenvolvimento de actividades referentes à indústria química e petroquímica, de alimentos, produtos químicos, tratamento de água e resíduos industriais e indústrias de transformação. A engenharia de processos é também responsável pela projecção, construção e operação de instalações fabris destinadas à fabricação de produtos, bem como ao desenvolvimento de novos processos e produtos olhando desde o ponto de vista da gestão e optimização dos mesmos.
O curso de Engenharia de Processos abrange matérias muito vastas, tornando o graduado deste curso um profissional muito polivalente e possibilitando-lhe a actuação em sectores diversificados e, por vezes, até complementares. Assim, este curso não engloba opções ou especializações, procurando cobrir a generalidade dos campos de actividade dos engenheiros de processos em Moçambique, como sejam: indústria química e petroquímica, de alimentos, produtos químicos, tratamento de água e resíduos industriais e industrias de transformação.
Melhores escolas para estudar Engenharia Industrial/ processos ou Engenharia relacionada:
Faculdade de ciências e Tecnologia da Universidade Zambeze
Faculdade de Engenharia UEM
Pré requisitos:
Certificado 12ª Classe Ciências
Admissão nos exames de admissão (Física/química) + matemática)
Postar um comentário