A universidadede Metodista Unida de Moçambique, abreviadamente designada por UMUM“, foi criada pela universidade Metodista Unida que é pessoa colectiva de natureza religiosa e de utilidade pública, dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira, com sede na Cidade de Maputo, auturizada a criar uma instituição de ensino superior designada por na localidade de Cambine, Província de Inhambane privado, em 2014, pelo decreto nº 44/2014 de 29 de Agosto, do Conselho de Ministros.
A UMUM tem por missão, formar o Homem moçambicano, dotando-o de conhecimentos, valores ético-morais e de cidadania que o habilite a participar de forma activa e criadora nos desafios da transformação social, cultural e económica do país.
Oferecer oportunidades de educação e formação aos cidadãos nacionais, como
complemento às existentes no ensino público e privado;
Lutar pela
excelência, através de um sistema de controle de qualidade;
Capitalizar
as valências da Igreja Metodista em Moçambique;
Contribuir para o combate
à pobreza promovendo uma política de equidade social no acesso ao ensino e
formação.
Cursos de licenciatura
Os cursos de 1º Ciclos disponibilizados pela UMUM, estão organizados de acordo
com o sistema componente nuclear/componente complementar. No ano de 2019,
teremos início do seguintes cursos:
Ciências de Administração e
Gestão [CAG]
Ciências da Educação [CED]
Ciências Sociais e
Humanas [CSH]
Engenharia Informática e Tecnologias (Presencial ou
distância) [EIT]
– Teologia [TEO]
Componente nuclear –
disciplinas que compõem o núcleo principal de formação e reúnem um maior
número de créditos do curso. É a sua natureza que confere um determinado grau
académico pois assumem o pilar central da qualificação e servem de
sustentáculo de outras disciplinas ou áreas de conhecimento que integram a
componente complementar.
Componente complementar – disciplinas
transversais a todos os cursos que promovem a intercomunicação e a
transdisciplinaridade e disciplinas de escolha livre que complementam a
formação principal, de acordo com a escolha do estudante, abrindo caminho a
percursos curriculares diversificados, no âmbito dos cursos de 1º ciclo
(licenciaturas) e seu seguimento a nível do 2º ciclo (mestrados).
A
flexibilidade da estrutura curricular dos cursos, a serem disponibilizados,
numa primeira etapa, permite que o aluno construa o seu próprio perfil de
formação, conferindo-lhe o papel central do processo de ensino-aprendizagem,
optando deste modo, para os cursos, pela estrutura student oriented em
detrimento da tradicional estrutura faculty oriented. Este é o desafio
colocado pela Declaração de Fortaleza, em 2004, bem como pela Declaração de
Bolonha, em Junho de 1999, a qual conduziu a uma reforma dos sistemas de
Ensino Superior. Com efeito, uma das alterações anunciadas pelo Processo de
Bolonha reporta-se directamente à questão da mudança de paradigma de ensino,
em que se enfatiza o desenvolvimento de competências por parte dos alunos,
preparando-os de forma mais eficaz e eficiente para o mundo laboral.
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